ESTÁ PARA BREVE A “Grande Rota do Montado” COM MAIS DE 1100km NO ALENTEJO

Pretende dinamizar a região do Alentejo Central com uma rede de percursos pedestres

Enquadrado no Turismo de Natureza e Turismo Cultural, a “Grande Rota do Montado” pretende dinamizar a região do Alentejo Central com uma rede de percursos pedestres, que valorizam a natureza e em particular o Montado.

Conta com 14 municípios da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) na valorização do território em paisagem, cultura, tradição e saberes. Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vila Viçosa, vão promover a atividade física com valorização do património natural.

 

A “Grande Rota do Montado”, conta com a envolvência de 14 municípios do Alentejo Central

A rota integrará etapas lineares que irão passar pelos núcleos urbanos e paisagem rural envolvente. Foram considerados para as rotas, monumentos e locais de interesse público, áreas integradas na Rede Natura 2000, IBA’s, Biótopos CORINE, Matas Nacionais, Arvoredo e Recursos hídricos em geral, linhas férreas desativadas convertidas em ecopistas e Património geológico e cultural.

A rede deverá ser composta por etapas de cerca de 20 Km, permitindo ser acessível a praticantes de pedestrianismo, com maior ou menor experiência. Os locais de início e termino das etapas, serão sempre que possível em povoações para um apoio logístico aos caminhantes.

A Grande Rota do Montado é um projeto intermunicipal incluído no Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Alentejo Central (PDCT-AC). É financiado por Fundos Comunitários Regionais e foi aprovado no passado dia 13 de Novembro de 2018, pela Autoridade de Gestão do ALENTEJO 2020.


fonte: https://odigital.pt/alentejo-podera-ter-em-breve-mais-de-1100-km-de-caminhos-pedestres-na-grande-rota-do-montado/

PRÓXIMA, CONTEMPORÂNEA E MUITO DIGITAL

Estamos empenhados em partilhar curiosidades e interesses sobre Évora e o Alentejo sem sair de casa.

#BeAtHome até voltarmos todos BeOnCity